concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 5 de janeiro de 2013

alafoto.com - imperdível para quem gosta de fotografia



90 mil fotos selecionadas e 
20 mil fotos de 40 fotógrafos premiados

http://alafoto.com/listing/index.php?cat=0&page=2

O site Alafoto disponibilizou, para uso não comercial, uma nova galeria com aproximadamente 20 mil imagens. 
A nova seção, chamada de “Bravíssimo”, é composta por 40 premiados fotógrafos e abrange o período de 1958 a 2010. 
Fazem parte do acervo fotógrafos de 15 nacionalidades: a alemã Claudia Rogge, especializada em nus; o fotógrafo gótico americano Chris Anthony, uma das lendas da internet; o belga Christophe Gilbert, considerado o rei do Photoshop; o russo Andrey Razoomovsky, um dos maiores especialistas em arte erótica do mundo; o polonês Jarek Kubicki, que se notabilizou por suas ilustrações para capas de CDs famosos; o italiano Gabriele Rigon, especialista em fotografia de guerra; o canadense Michael Levin, um mito da fotografia contemporânea, especializado em retratar o cotidiano de pessoas anônimas; Rene Maltete, francês que ficou conhecido por capturar cenas com humor de duplo sentido; o inglês Michael Kenna, um dos maiores especialistas da história da fotografia em preto e branco; o suíço Bruno Bisang, que imortalizou Claudia Schiffer, Huntziger Michelle e Mônica Bellucci; o francês Hedi Slimane, fotógrafo oficial de Amy Winehouse e responsável por suas últimas fotos em estúdio; o britânico Gavin Bond, o mais famoso fotógrafo de Hollywood; o marfinense Ben Heine, especializado em ilustrações e desenhos; o russo Russell Croman, o maior nome da fotografia espacial de todos os tempos;  a russa Elena Kalis, que ficou famosa pela série de fotografias feitas dentro da água; o suíço Guido Mocafico, especializado em natureza morta; o húngaro Sarolta Ban, que mistura fotografia e arte digital; o americano Spencer Tunick, conhecido pelas suas fotografias de grandes aglomerações de pessoas;  a australiana Anne Geddes, uma das fotógrafas mais respeitadas do mundo, que notabilizou-se pelo registro de bebês e crianças pequenas;  o inglês Lee Jeffries, especializado em fotografia de rua; o francês Gilbert Garcin, reverenciado por seu trabalho com colagens e esculturas; o lituano Ben Shahn, que ficou famoso como ilustrador editorial e influenciou várias gerações de ilustradores e designers; o escocês Albert Watson, que era cego de um olho, mas imortalizou nomes como Kate Moss, Alfred Hitchcock, Eric Clapton, Keith Richards e Mick Jagger; o britânico Tim Flach, especializado em fotografias de animais, sobretudo cães, gatos e cavalos; o americano Carl Bengtsson, fotógrafo de moda que mistura passado e presente; o lendário fotógrafo publicitário italiano Thomas Lavezzari; a canadense Corrie White, que ficou conhecida por suas fotografias de gotas em close-up; o norte-americano Thomas Shahan, especialista em macro fotografia; o parisiense Nicolas Guerin, um dos mais famosos fotógrafos de moda da França; o americano Kevin Lynch, especializado em urbanismo e autor de uma das fotografias mais influentes da arquitetura (A Imagem da Cidade); e o iraniano Firooz Zahedi, que se imortalizou por seus trabalhos nas revistas “The New Yorker”, “Vanity Fair”, “ Time”, “Esquire” e “Premiere”. 


coleção de fotografias históricas do mundo - Biblioteca do Congresso Americano




O acervo da Library of Congress apresenta fotografias de 1830 a 2010. 
Para acessar:  http://1.usa.gov/gTYU7e

A primeira fotografia colorida - James Clerk Maxwell



A primeira fotografia colorida 

A primeira fotografia colorida da história, feita pelo físico James Clerk Maxwell, em 1861. 
Para acessar: http://on.fb.me/z1xTz8

A primeira fotografia - Joseph Nicéphore Niépce



A primeira fotografia 

A primeira fotografia da história. Feita em 1826 e atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. 
Para acessar:  http://on.fb.me/yWC4wk

Textos do Modernismo



Textos do Modernismo

20 revistas históricas, que publicaram os textos fundadores do Modernismo, disponíveis on-line. Os textos foram publicados entre 1900 e 1922. 
Para acessar: 


Digitized Journals

cover page of Blast
Blast

1914 — 1915

Edited by Wyndham Lewis, and running for just two issues, Blast was the quintessential modernist little magazine, the voice of the Vorticists.
cover page of The Blue Review
Edited by John Middleton Murry and Katherine Mansfield, and running for just three issues, this was a successor to Rhythm.
cover page of Coterie
Coterie

1919 — 1921

Founded in 1919 by Oxford University law student Chaman Lall, this quarterly review emphasized avant-garde poetry until its conclusion with a double issue in 1921.
cover page of The Crisis
The Crisis

1910 — 1922

Founded in 1910 as the house magazine of the NAACP and edited by W. E. B. Du Bois, The Crisis quickly became the most important voice of the African-American struggle for cultural identity and civic justice in the U.S.
cover page of Dana
Dana

1904 — 1905

Edited by "John Eglinton," Dana was a forum for Irish cultural and literary debates in a time "when everything seemed possible."
cover page of The Dome
The Dome

1897 — 1898

Founded and edited by Ernest J. Oldmeadow, the first series of this magazine ran quarterly for five issues from March 1897 to May 1898. Each issue had sections on architecture, literature, drawing-painting-engraving, and music, with excellent illustrations of visual materials.
cover page of The Egoist
The Egoist

1914 — 1919

The Egoist was a direct continuation of The New Freewoman and continued the policies of its predecessor, with Dora Marsden ultimately shifting to "Contributing Editor" and Harriet Weaver becoming editor. It made a large contribution to modernist literature while continuing to discuss social and philosophical questions and issues.
cover page of The English Review
The English Review

1908 — 1910

Founded by Ford Madox Hueffer in 1908 and edited by him for fifteen issues, this influential magazine published works by established authors and new ones like D. H. Lawrence, Wyndham Lewis, and Ezra Pound.
cover page of The Freewoman
The Freewoman

1911 — 1912

The Freewoman was established by Dora Marsden as "A Weekly Feminist Review" that would move beyond the vote to address such controversial issues as the economics and morality of sex.
cover page of Some Imagist Poets, 1917
Some Imagist Anthologies

1914 — 1917

The four Imagist anthologies, published annually between 1914 and 1917, helped turn Imagism into an important force in modern poetry.
cover page of The Little Review
The Little Review

1914 — 1922

Its modest title notwithstanding, The Little Review probably did more to promote modernism than any other American journal, representing in its pages dozens of international art movements and the leading avant-garde figures of the day. It's also where most of Joyce's Ulysses first appeared in print.
cover page of The Masses
The Masses

1911 — 1917

With its distinctive mix of art and politics, The Masses remains one of the most important and influential American little magazines.
cover page of The New Age
The New Age

1907 — 1922

Edited by A. R. Orage, this weekly review presented crucial debates over the kind of art, literature, and politics best suited for modernity.
cover page of The New Freewoman
The second of three magazines edited by Dora Marsden, this one emphasized egoism and was more literary than its predecessor.
cover page of Others
Others

1915 — 1919

Edited by Alfred Kreymborg, this short-lived little magazine played a major role in modernizing American poetry, with an emphasis on free verse.
cover page of The Owl
The Owl

1919 — 1923

Edited by Robert Graves sporadically, this little magazine published a lot of good poetry by Georgian poets and younger writers.
cover page of Le Petit Journal des Refusees
This is an example of the ephemeral bibelots catalogued by F. W. Faxon in 1903, offering hints of Dada and Surrealism before these modes of modernism actually developed. Each copy of the magazine is unique, so we're providing three different versions of it.
cover page of Poetry
Poetry

1912 — 1922

Founded and edited by Harriet Monroe in Chicago in 1912 and still running today, this magazine played a major role in creating an audience for modernist poetry.
cover page of Rhythm
Rhythm

1911 — 1913

Edited by J. M. Murry, this little magazine stressed rhythm as the key to modernism and was especially strong in visual art.
cover page of Scribner's
Scribner's Magazine

1910 — 1922

Published by Charles Scribner's Sons, this magazine ran from 1887 to 1939, offering a wide range of authors and texts from the popular to the highbrow, as well as an abundance of illustrations, art reprints, photographs, and advertising.
cover page of Seven Arts
The Seven Arts

1916 — 1917

Though it lasted only a year, The Seven Arts had an oversized impact on American culture. Its mission was to promote an American renaissance, whereby the arts in the country would finally come of age by taking American life as their subject matter and the American people as their intended audience.
cover page of The Tyro
The Tyro

1921 — 1922

Edited by Wyndham Lewis for two issues, this was a successor to Blast — still interesting but a bit tamer.
cover page of Wheels
Wheels

1916 — 1921

Published annually, with six issues appearing in the years from 1916 to 1921, this anthology of modernist poetry was dominated by the Sitwell siblings.
cover page of Cosmopolitan
The 1910 Collection

1910 — 1912

Single issues of 24 magazines that were published "on or about December 1910," when, according to Virginia Woolf, "human character changed" and modernity became palpable.

VI Concurso de Encadernação Artística ABER



VI Concurso de Encadernação Artística ABER

As inscrições para o VI Concurso ABER de Encadernação Artística 2012/13 já estão abertas e vão até 31/01/2013. Nesta edição do concurso, os participantes irão fazer a encadernação do livro Novo Projeto Tipográfico, de Cláudio Rocha, publicado pela Edições Rosari.

Segundo o autor, tipógrafo e artista plástico, a obra inclui os antecedentes históricos e os caminhos contemporâneos do design de tipos: “É um olhar sobre o aspecto estético da tipografia (...) as letras emprestam uma roupagem que transmite personalidade ao texto, algo evocativo ou tecnicista, dependendo da ocasião ”, conta Rocha. Ele explica ainda que nesse trabalho surgem jogos visuais a partir da sequência alfabética, inspirados na vertente tipográfica do futurismo, realizada por Filipo Marinetti e Fortunato Depero, entre outros mestres do início do século XX. 

Para mais detalhes, acesse o regulamento.

As inscrições podem ser feitas através por email secretaria@aber.org.br ou através do preenchimento deste formulário.

O valor da inscrição inclui o livro Novo Projeto Tipográfico, formato in folio 16 x 23 cm, impresso em papel alta alvura, gramatura 90g, cedido desmontado em cadernos aos participantes do concurso. O pagamento poderá ser realizado via depósito bancário.

Não deixe de participar!

http://abercursos.blogspot.com.br/p/concurso.html

Associação Brasileira de Encadernação e Restauro - programação


www.aber.org.br

ABER-Ateliê Portfólio

R. Mourato Coelho, 1039 -Vila Madalena


LIVROS INTERATIVOS-POP UP MÓDULO I
 Liana Yuri

Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral (maiores de 14 anos)
Duração: 1 dia ( 6 horas)
Período: 12 de janeiro
Horário: 10h às 17h (intervalo p/ almoço)
Preço:  R$ 230,00 com material incluso

Livros Pop-ups são aqueles livros cujas figuras pulam das páginas. Abrir, fechar, girar, descobrir portas e páginas escondidas abrem possibilidades de leitura e interatividade com a história. Aprenderemos a realizar um livro pop-ups com as técnicas do Origami, Kirigami e Engenharia de papel.



EXPLORANDO O PAPEL PARA CRIANÇAS
 Liana Yuri

Público-alvo: crianças a partir de 6 anos
Duração: 1 dia e/ou 2 dias
Data:   22  e/ou 24 de janeiro  (6 hs /dia)
Horário: 10h às 17h
Valor:  R$ 120,00/ dia , material incluso

As oficinas são voltadas para a exploração do papel como material: técnicas do Origami e do Kirigami são combinadas com desenho, pintura, tingimento de papel e confecção de minilivros de modo que cada criança encontre um meio de expressão próprio e particular. Em breve programação detalhada de cada dia.



ESTAMPARIA EM PAPEL- ORIZOMEGAMI
Eufrosina  Umezawa e Liana Yuri

Público alvo: encadernadores, artistas, interessados em geral de todas as idades
Duração: 2 dias (12hs)
Data: 15 e 17 de janeiro
Horário: 10h às 17h com intervalo p/ almoço
Valor: R$ 440,00,  material incluso

O orizomegami (ori=dobrar, zome=colorir, gami=papel), Shiborizome ou Shekkazome, são as palavras japonesas para a estamparia em papel. O papel estampado com padrões de repetição é ideal para a encadernação de livros de arte, scrapbooking, cartões, caixas e muito outras aplicações. Seu resultado são papéis estampados de beleza única, que não são iguais uns aos outros revelando a cada desdobramento um novo padrão.

O UNIVERSO DO MINILIVRO
Adriana Bento

Público-alvo: encadernadores e interessados em geral com conhecimento básico de encadernação
Duração : 2 dias (12 horas)
Período: 14 e 16 de janeiro de 2013
Horário: 10h às 17h com intervalo p/ almoço
Valor: R$ 440,00, material incluso

Essa oficina introduzirá os participantes no universo dos livros em miniatura. Cada aluno fará seu minilivro, o qual poderá ser um objeto independente ou se transformar num chaveiro, colar, pulseira, dentre outros. Além da parte prática, teremos uma contextualização histórica e conheceremos artistas que trabalham com minilivros.


REBOUND
Estela Vilela e Eufrosina Umezawa

Públi co-alvo: com conhecimento básico de encadernação
Duração: 1 dia (6hs)
Data : 19 de janeiro
Horário:  10h às 17h com intervalo p/ almoço
Valor: R$ 230,00 com material incluso

O workshop será dedicado à prática de duas estruturas de encadernação: estrutura cruzada e linkstitch, nas quais não se usa cola e deixam a costura exposta na lombada. Será feita breve reflexão à introdução do uso de materiais recicláveis ao universo da encadernação e a utilização de soluções técnicas não invasivas.


COSTURAS APARENTES
Estela Vilela

Público: interessados em geral com conhecimento básico de encadernação
Duração: 3 dias (15 hs)
Data :  21 a 23 de janeiro
Horário: 14h às 21h com intervalo de 1h, terça das 19h às 22h.
Valor: R$520,00,  material incluso

O curso será dedicado à prática de cinco estruturas de encadernação: estrutura cruzada, longstitch, linkstitch, button-hole, stitch e concertina, que não usam cola e deixam na lombada, a costura exposta. Será feita breve introdução à encadernação artística contemporânea e sucinta abordagem sobre o manuseio do papel e suas características. Haverá especial atenção na escolha dos suportes adequados e soluções técnicas não invasivas

XILOGRAVURA E EX-LIBRIS
Adriana Bento e Estela Vilela

Público-alvo: interessados em geral
Período: 5 dias ( 15 hs)
Data: 28 de janeiro a 01 de fevereiro
Horário : 14h às 17hs
Valor: R$ 520,00, com material incluso

Esse curso introdutório apresentará aos participantes as ferramentas, as tintas, os papéis e os suportes usados na xilogravura. Os alunos serão orientados nos aspectos básicos da gravação e da impressão para que possam desenvolver um ex-libris. Ao finalizar o processo de impressão, os alunos construirão um flag book com os ex-libris feitos ao longo do curso.



FORMAÇÃO EM ENCADERNAÇÃO- MÓDULO I
Marisa Garcia de Souza

Público-alvo: encadernadores, artistas e interessados em geral
Duração: 5 dias (15hs)
Data: 14 a 18 de janeiro
Horário: 19h às 22hs
Valor: R$ 520,00 com material incluso

Existem inúmeras técnicas de encadernação,mas a técnica alemã da “capa-fora” é uma das mais abrangentes e versáteis. Neste primeiro módulo serão encadernados quatro livros, cada um com um dos modelos padrão da encadernação - lombada e cantos, lombada e biqueiras, lombada e bandas e inteira. O material utilizado será um tecido especial para livros e papel marmorizado.


FORMAÇÃO EM ENCADERNAÇÃO- MÓDULO II
Marisa Garcia de Souza

Público-alvo: encadernadores, artistas e interessados em geral, ter frequentado o módulo I
Duração: 5 dias (15hs)
Data: 28 de janeiro a 01 de fevereiro
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 520,00, material incluso

 No segundo módulo serão encadernados três livros em couro e papel marmorizado. Além de aprender a trabalhar com couro, nacional e estrangeiro, será ensinado a montagem de nervuras. Um livro será com lombada lisa; o segundo com quatro nervuras e o terceiro com cinco nervuras.Na CAPA-FORA o corpo do livro e a capa são preparados separadamente e juntados no final do processo. Ela se adapta a qualquer tamanho de livro e aceita bem qualquer tipo de material de cobertura, desde papel, tecidos e plásticos até os materais mais nobres, como o couro e o pergaminho. Nós a recomendamos para livros raros ou antigos com papel fragilizado ou recém-restaurado visto que é uma técnica leve que não força muito o lombo dos cadernos do livro. É possível encadernar com essa técnica desde livros miniatura até grandes volumes de enciclopédias, dicionários, atlas, etc.




Convocatoria publica: plaza de director/a del MUSAC


Convocatoria publica: plaza de director/a del MUSAC
Convocatoria pública para la selección de la plaza de director/a del Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León (MUSAC)
MUSAC. Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León
Avda Reyes Leoneses, 24
León
La Fundación Siglo para el Turismo y las Artes de Castilla y León convoca la contratación del siguiente puesto:Director/a del Museo   de Arte Contemporáneo de Castilla y León (MUSAC), con sede en León.
Las bases y la convocatoria del mismo están a disposición de los interesados en el domicilio de la Fundación Siglo y en su página web.
C/ María de Molina, 3 1.º 47001 Valladolid
Tel. 983 213 886.
Fax 983 36 25 13
www.fundacionsiglo.es

El plazo de presentación de solicitudes será de 20 días naturales contados a partir del día siguiente al de la publicación de este anuncio en el Boletín Oficial de Castilla y León
Fonte: Forum Permanente

Intercâmbio e Difusão Cultural - 2013


Intercâmbio e Difusão Cultural - 2013

de Caroline Borralho - Sefic/MinC
O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural terá continuidade no próximo ano. O Ministério da Cultura (MinC) publicou, em 21 de dezembro de 2012, no Diário Oficial da União, o Edital nº 1/2013 aqui.
Com investimentos de R$ 3,3 milhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a seleção contempla viagens que ocorrerão entre março e agosto de 2013, já que os meses de janeiro e fevereiro foram contemplados no edital de 2012.
Os artistas, técnicos, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
O benefício pode ser utilizado para custear transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade, assim como para outras tarefas relativas aos eventos.
O resultado esperado da ação é a difusão, a capacitação e a multiplicação cultural nas áreas do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, das novas mídias, do design e de serviços criativos, entre outras expressões culturais.
“A continuidade do Programa, com o lançamento do edital ainda este ano, mostra a importância da difusão e do intercâmbio da cultura brasileira. A iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do nosso setor porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior”, disse o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.
Editais de 2012
Nos dois editais lançados em 2012, foram contemplados 448 projetos, por grupo e individual, com mais de 1.100 pessoas beneficiadas.
Um desses projetos foi o Coletivo Branco do Olho, que havia sido um dos 24 selecionados para o Programa de Residências Artísticas da Bienal de Cerveira, em Portugal, durante o período de 17 a 31 de outubro do ano passado. A seleção no edital de Intercâmbio e Difusão Cultural viabilizou a participação do grupo, formado por 8 integrantes.
Entre 2008 e 2009, o coletivo pernambucano realizou o projeto em Recife, uma série de cinco residências com artistas convidados. “Desta vez, nos propomos ampliar o programa de residências ao buscar esta experiência em outro país e com outros artistas na elaboração de propostas coletivas”, considerou a proponente Luciana Macêdo.
A proponente também se propôs produzir obras inéditas e levantar um olhar sobre Cerveira como cenário fértil e livre, de acordo com ela, “mesclando os vários suportes utilizados pelos artistas e tendo a cidade como palco para criação das obras”, disse.
Inscrições para 2013
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.
Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:
Março
19/01/2013
Abril
21/02/2013
Maio
13/03/2013
Junho
02/04/2013
Julho
14/05/2013
Agosto
24/06/2013
Confira aqui o Edital de Intercâmbio nº 1/2013.
Veja aqui a cartilha explicativa.
Mais informações
Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura da Sefic
Telefone do núcleo de atendimento: (61) 2024.2039
Texto
Caroline Borralho (Sefic/MinC)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC