concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 23 de novembro de 2013

monstrutivismo - Ivan Cardoso - SP

Monstrutivismo, de Ivan Cardoso


A Paralelo expõe MONSTRUTIVISMO, do cineasta, fotógrafo e artista multimídia Ivan Cardoso, com curadoria de Fernando Cocchiarale. Nesta mostra, diversos trabalhos exploram a versatilidade da produção de Ivan por meio de vídeos, fotos, objetos, colagens e pinturas, com a proposta de apresentar um resumo de sua obra.
A exposição pode ser considerada uma trama, ainda em processo, produzida não só pela invenção poética e por novas imagens, pinturas e objetos de Ivan Cardoso, como também pelo registro icônico de personalidades do universo cultural brasileiro, capturados pela câmera do artista. Nas palavras de Fernando Cocchiarale: “A mostra tem por foco principal a faceta menos conhecida da produção visual de Cardoso. No entanto, é impossível pensá-la separadamente - tanto o cinema de Ivan Cardoso quanto suas outras obras têm por referências ícones da brasilidade. Mas, diferentemente do foco agro-rural que havia marcado essa questão até o pós-guerra, as referências apropriadas pelo artista são inversamente urbanas. Na verdade ele sequer trata de temas estritamente brasileiros já que múmias, vampiras, etc. são parte de um imaginário local que filtrou Hollywood e chegou às chanchadas da Atlântida.”
No entanto, o cinema não é único no universo poético formado pelo conjunto das obras criadas por Ivan Cardoso. Do cinema e da fotografia, o cineasta-artista expandiu-se para diversos outros suportes, agora expostos nesse apanhado de sua produção que entra em cartaz na Galeria Paralelo.     

Exposição       Ivan Cardoso - MONSTRUTIVISMOCuradoria        Fernando CocchiaraleCoordenação  Andrea Rehder e Flávia MarujoAbertura          27 de novembro de 2013, quarta-feira, às 19hPeríodo            de 28 de novembro a 22 de dezembro de 2013
Local               Paralelo  www.paralelogaleria.com
Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SPTel: (11) 2495-6876Horário             segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h
Técnica            Vídeo, fotografia, pintura, objetos, colagem

edital exposições temporárias - Museu Théo Brandão - Alagoas


O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) abriu edital com o objetivo de selecionar duas exposições temporárias para o ano de 2014. As inscrições estão abertas até o dia 20 de dezembro. O edital vai regular a seleção de projetos de exposições temporárias para ocupação de duas salas e um corredor do MTB. “A ideia é criarmos um espaço no Museu para contemplar artistas e pesquisadores, cujos trabalhos desenvolvidos sejam fruto de investigação que tangencie temáticas relacionadas à Antropologia e áreas afins”, explicou o diretor do MTB, Wagner Chaves.
Os interessados devem inscrever projetos, de caráter coletivo ou individual, cujas produções artísticas estabeleçam diálogo com os campos da Antropologia, Patrimônio Cultural e/ou Folclore.
As mostras selecionadas pelo edital estarão previstas no cronograma de exposições temporárias do MTB. Uma delas vai acontecer no primeiro semestre e a outra no segundo semestre do próximo ano. As exposições vão permanecer, no mínimo, quarenta e cinco dias e, no máximo, sessenta dias.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Secretaria do MTB, de terça a sexta, das 9h às 17h, ou pelos Correios, cabendo ao responsável os custos de envio das propostas. O Edital está disponível aqui. Mais informações através do e-mail museutheobrandao@gmail.com ou pelos telefones (82) 3214-1711 e 3214-1710.
Conteúdo relacionado
edital-do-mtb-30-10-2013-final.pdf

curso à distância - portfólio de artista


curso à distância - editais



Encontro com Paulo Cheida Sans e os Artistas do Grupo Olho Latino - PUC - SP

 
olho latino puc sp perdizes agregados
Vista parcial da mostra.
 
O projeto Interarte Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo apresenta a exposição Agregados: Gravuras do Grupo Olho Latino, de 14 de novembro a 13 de dezembro, no Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri no Campus Perdizes da PUC-SP.

A mostra é composta por cerca de 40 gravuras sobre tecido em grandes dimensões. A gravura possibilita que o artista faça tiragem da matriz, ou seja, faça a mesma obra mais vezes. A matriz mais usada pelo grupo é a madeira, modalidade técnica conhecida como xilogravura.

Cada um dos artistas fez a sua gravura sendo composta por três partes, para que fossem desmembradas e misturadas às demais partes de outras gravuras, formando assim uma nova obra. Isso explica o título da mostra, pois são obras que podem se multiplicar quando as partes são casadas entre as diferentes peças, formando um trabalho coletivo.

Além das gravuras em tecido, há também duas instalações de grande porte. Uma delas, Almas, une a gravura com carpete no formato de silhuetas marcantes, juntando o autorretrato de cada artista com um animal de sua preferência. A outra instalação, Apreços, tem cerca de 50 tablados em madeira com gravuras em relevo, causando um efeito visual de grande impacto.
 
olho latino puc sp perdizes agregados
Vista parcial da mostra.
 
O grupo de artistas faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede na Estância de Atibaia, SP. O grupo de artistas já expôs em várias cidades e sua atuação é intensa. A primeira mostra desse grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 60 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Piracicaba (SP) e também no exterior, como em Lima, Peru; La Paz, Bolívia; e Santiago, Chile.

O Grupo Olho Latino é formado por 12 artistas residentes em cidades do interior do Estado de São Paulo. Todos são formados em Artes Plásticas pela PUC-Campinas. Participam da mostra os seguintes artistas: Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

A mostra Agregados do Grupo Olho Latino conta com a curadoria do prof. Dr. Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, artista e curador de longa data, tendo recebido vários prêmios em sua carreira artística. Em 23 de novembro, às 11h, no Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri no Campus Perdizes, acontecerá o Encontro com os Artistas para que o público interessado possa conhecer as atividades e propostas do Grupo Olho Latino. A entrada é franca. A mostra conta com o apoio da Videoteca PUC-SP.
 
 
Exposição: Agregados: Gravuras do Grupo Olho Latino (Grupo de Arte do Museu Olho Latino)
Expositores: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Young Koh.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 14 de novembro a 13 de dezembro de 2013.
Encontro com os artistas: 23 de novembro, às 11h.
Local: Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri
Endereço: Rua Monte Alegre, 984, Perdizes – São Paulo, SP
Informações: Fone: (11) 3670-8267 - videoteca@pucsp.br
Horário de visitação: De segunda a sexta, das 9h às 22h e sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
Organização: Interarte Cultura PUCSP
Apoio: Videoteca PUCSP
 

Um Picasso por 100 euros


Cinqüenta mil bilhetes de 100 € cada estão à venda por uma chance de ganhar uma pintura de Pablo Picasso, um desenho feito em 1914, intitulado “O Homem da Cartola”. Este guache sobre papel é estimado entre 700.000 à 1.000.00 euros. Uma iniciativa da Associação Internacional para a Salvaguarda do Tiro (AIST) afim de obter fundos para apoiar Tiro, uma cidade do Líbano tombado como Património Mundial pela Unesco.
Este sorteio on-line internacional, intitulada “Um Picasso por 100 euros”, tem como objetivo arrecadar fundos para dois projetos: o financiamento de uma vila de artesanato tradicional e para a criação de um instituto de pesquisa em Beirute. Tiro que “foi um dos maiores portos da época fenícia está ameaçado”, disseram os organizadores do sorteio.
Maya Picasso (filha de Pablo Picasso e Marie-Therese Walter) e Claude Ruiz-Picasso (filho de Pablo Picasso e Françoise Gilot) garantem a autenticidade deste trabalho que mede 30,5 centímetros por 24 centímetros e assinado no canto superior direito como você pode conferir na imagem abaixo e no vídeo.
O trabalho sorteado:
O Homem de Cartola, 1914
Guache s/ papel
30,5 x 24 cm
As rifas serão vendidas a um preço único de 100 euros… para comprar uma rifa e colaborar com o projeto, clique aqui.
Porém o Arte|Ref conseguiu disponibilizar  uma rifa!! Ela será sorteada para quem compartilhar a promoção no facebook! O sorteio de nossa rifa acontecerá no dia 14 de junho. Mesmo as chances sendo pequenas, não custa nada participar! É uma oportunidade de ter um Picasso em casa, e mais que isso, é também um grande investimento!! Para participar, é só clicar aqui.
O sorteio final será realizado no dia 18 de dezembro de 2013.


Fonte: Art Ref

Miami ganha feira exclusiva para galerias brasileiras


Entre os dias 03 e 08/12/13 Miami sedia a Miami Art Week e se torna a capital do mundo das artes. A cidade oferece cerca de 20 feiras de arte, aberturas de mostras importantes em seus museus e galerias, visitas a coleções e palestras, além de série de eventos que gravitam em torno da Miami Art Basel e transformam Miami na maior plataforma de promoção da arte contemporânea do mundo. A novidade deste ano é a criação de uma feira exclusivamente dedicada a arte emergente produzida no Brasil. Intitulada Brazil Art Fair, a feira conta com a participação de 15 expositores, uma coletiva sob curadoria de Luisa Duarte e mostra de design brasileiro. 
Participam as galerias: 
Artur Fidalgo (RJ), 
Central Galeria de Arte (SP), 
Galeria Estação (SP), 
Emma Thomas (SP), 
Galeria Logo (SP), 
Galeria Mezanino (SP), 
Galeria Movimento (RJ),
 Galeria Um Zero Três, H.A.P (RJ), 
Jo Slaviero e Guedes (SP), 
Lourdina Jean Rabieh (SP), 
Marton Estúdio (SP), 
Multiplique Boutique (SP) e 
Paralelo (SP). 


| Mais informações: www.brazilartfair.com/?

Fonte: Mapa das Artes

Lançamento do Edital do Intercâmbio e Difusão Cultural


O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural terá continuidade em 2014. O Ministério da Cultura (MinC) publicou, hoje, no Diário Oficial da União, o Edital nº 2/2013 aqui.
O investimento é de R$ 1.650.000,00 para atender propostas para viagens nos períodos de janeiro a março de 2014. Solicitamos especial atenção às regras de participação, pois o programa foi reformulado no que tange aos eixos, critérios de avaliação, valores do pagamento do benefício, entre outros. As alterações objetivam melhor atender o público alvo do programa.
Os artistas, técnicos, mestres e mestras dos saberes e fazeres da cultura popular, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
O benefício pode ser utilizado para custear despesas essenciais à participação do candidato no evento proposto (hospedagem, alimentação e deslocamento).
O resultado esperado da ação é a difusão, a capacitação e a multiplicação cultural nas áreas do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, das novas mídias, do design e de serviços criativos, entre outras expressões culturais.
"A continuidade do Programa, com o lançamento do edital ainda este ano, mostra a importância da difusão e do intercâmbio da cultura brasileira. A iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do nosso setor porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior", disse o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.
Inscrições para 2014
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.
Mais informações
Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura da Sefic
Telefones do núcleo de atendimento: (61) 2024.2045 e 2024.2170.
Texto: Stéfane Maia
Fonte: Ministério da Cultura - MinC

Bolsa “Apoio São Paulo”



A TRANSARTE, recente espaço paulistano que atua no fomento à arte sem uso de leis de incentivo apoiando artistas com recursos próprios –, concebeu a Bolsa “Apoio São Paulo”. O edital selecionará pintores e desenhistas (figurações fantásticas), ou adeptos de outras linguagens, que desafiem os limites da representação.

Para participar, o interessado deve enviar imagens de até 5 obras atuais e antigas (máximo de 10 imagens no total) para o email: transarte@terra.com.br

Saiba mais:

http://arteref.com/editais/transarte-edital/

Fundação Badesc abre inscrições para edital de exposições 2014


Estão abertas as inscrições para o Edital de Exposições do Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural Badesc. Até 27 de janeiro de 2014, artistas e curadores poderão enviar seus projetos pelos correios ou entregar diretamente na Fundação Cultural Badesc, de segunda a sexta, das 12h às 19h. O folder impresso com o regulamento do concurso pode ser retirado na Fundação e a versão on line está disponível em www.fundacaoculturalbadesc.com. Nesta edição foi ampliado o número de selecionados de quatro para sete, com a criação da modalidade curador. Serão contemplados seis projetos de artistas com prêmio total de R$ 7,2 mil e um para o projeto de curador no valor de R$ 2,4 mil.

Fonte: Fundação Cultural Badesc

Edital de Concurso Programa de Exposições 2014 - CCSP inscrições abertas de 5/11/2013 a 7/2/2014



De 5 de novembro de 2013 a 7 de fevereiro de 2014, encontram-se abertas as inscrições para a licitação na modalidade concurso, objetivando a seleção de 16 (dezesseis) projetos artísticos, nas seguintes categorias: 12 (doze) Exposições Individuais, 01 (uma) Proposta Curatorial e 03 (três) Residências Artísticas a serem realizados pelo Centro Cultural São Paulo.

Material de consulta para interessados em participar na categoria Proposta Curatorial : http://www.centrocultural.sp.gov.br/editais/edital_programa_exposicoes_2014_projeto_curatorial.pdf

Fonte:Centro Cultural São Paulo - CCSP

4ª Vitrine de Arte – São Caetano do Sul (SP)


A 4ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul (SP) recebe inscrições até 28/03/14 de artistas residentes, nascidos ou que trabalhem na cidade. 


Regulamento 

4ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul 

1 - PARTICIPAÇÃO 
1.1 - A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, promoverá no período de 28 de outubro de 2013 a 28 de março de 2014, a submissão de obras para a quarta edição da Vitrine de Arte - Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul. 
1.2 - O objetivo desta mostra é fomentar e divulgar a produção artística contemporânea da cidade, bem como valorizar seus artistas e integrá-los à cena cultural da região. 
1.3 - Serão aceitas obras da produção contemporânea de arte nas diversas temáticas, linguagens, técnicas e materiais. 
1.4 - Poderão participar desta mostra artistas residentes, nascidos ou que trabalhem em São Caetano do Sul, maiores de 16 anos, e que obedeçam às normas previstas neste regulamento. 
1.5 - No caso de grupo de artistas, a inscrição deve ser feita em nome de um único representante. 
1.6 - Cada artista ou grupo de artistas poderá inscrever no máximo três obras. 
1.7 - As obras deverão ser inéditas, datadas e assinadas na frente ou no verso e terem sido produzidas a partir de 2010. 
1.8 - As obras deverão estar em condição de serem expostas sem causar danos físicos ao espaço expositivo. 
1.9 - O artista fica responsável pelos trabalhos que requeiram montagem especial. 
1.10 - Dadas as restrições espaciais das instalações da Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul para a exposição no salão, somente serão aceitas obras com as seguintes especificações: 
- pinturas: tamanho máximo 2m X 2m; 
- esculturas: altura máxima 3m. 
1.11 - Obras que excedam as dimensões recomendadas acima, somente poderão ser expostas no espaço externo da Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul. 
1.12 - Ao ter a sua participação aprovada, o participante cede todos os direitos de uso de imagem à Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. As imagens passíveis de utilização para fins informativos, de divulgação e registro histórico não têm fins lucrativos. O aceite deste regulamento tem caráter definitivo, sem que se possa, agora ou no futuro, se exigir por elas qualquer tipo de recompensa e/ou remuneração. 

2 - INSCRIÇÃO 
2.1 - As inscrições serão gratuitas e realizadas perante a apresentação de cópias dos documentos (comprovante de residência, ou de trabalho ou escolar, e certidão de nascimento ou RG), no período de 28 de outubro de 2013 a 28 de março de 2014, na sede administrativa da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, situada à Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, 1° andar, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, mediante a entrega da ficha de inscrição preenchida e assinada, do currículo atualizado e da entrega da(s) obra(s). 
2.2 - As fichas de inscrição poderão ser retiradas na sede administrativa da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, situada à Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou baixadas do site www.fpm.org.br, em "download", e devidamente impressas. 
2.3 - Uma vez inscrita(s) a(s) obra(s), os artistas não poderão retirá-la(s) ou trocá-la(s) por outra(s). 
2.4 - Ao se inscrever, o artista deve aceitar todas as disposições deste regulamento. 

3 - SELEÇÃO 
3.1 - A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul nomeará uma Comissão de Organização e Seleção, que será responsável pela curadoria desta mostra. 
3.2 - A seleção das obras que integrarão a mostra será realizada pela Comissão de Organização e Seleção. 
3.3 - Os resultados da seleção serão informados aos participantes via correio eletrônico e/ou por telefone. 
3.4 - As decisões de seleção terão caráter irrevogável. 

4 - ENVIO E RETIRADA DAS OBRAS 
4.1 - O envio e a retirada das obras são de responsabilidade exclusiva dos inscritos, sendo que a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul não se responsabiliza por eventuais danos que os trabalhos enviados sofram, ficando a critério dos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, também durante toda a exposição. 
4.2 - Fica a cargo dos artistas retirarem suas obras nos seguintes prazos: 
4.2.a - Obras não selecionadas: até 30 (trinta) dias após o anúncio dos resultados pela Comissão de Organização e Seleção; 
4.2.b - Obras selecionadas para exposição: até 30 (trinta) dias após término da mostra. 
4.3 - A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul fica autorizada a destinar o fim que lhe convier às obras não retiradas no prazo estipulado neste regulamento. 

5 - ORGANIZAÇÃO DA MOSTRA E DIVULGAÇÃO 
5.1 - É de responsabilidade da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul: 
- divulgação do evento; 
- confecção de impressos para a mostra; 
- montagem e desmontagem da mostra, respeitadas as condições técnicas disponíveis, a não ser quando a montagem necessitar cuidados especiais, que, no caso, será executada pelo próprio artista. 
5.2 - Os membros da Comissão Orientadora da Pinacoteca Municipal e da Comissão de Organização e Seleção, assim como os funcionários da Fundação Pró-Memória e da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, não poderão se inscrever na Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul, e nem mesmo participar na condição de convidados. 
5.3 - Serão conferidos certificados de participação aos artistas selecionados. 
5.4 - Os casos omissos deste regulamento serão decididos pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. 

6 – CRONOGRAMA 
6.1 - Divulgação (disponibilização do edital e da ficha de inscrição): de 28 de outubro de 2013 a 28 de março de 2014. 
6.2 - Prazo de inscrição: das 9h do dia 28 de outubro às 18h do dia 28 de março de 2014. 
6.3 - Seleção: 07 de abril de 2014. 
6.4 – Divulgação dos resultados: a relação das obras e artistas selecionados será divulgada de 08 a 11 de abril de 2014 no site da Fundação Pró-Memória (www.fpm.org.br). 
6.5 - Mostra: 
6.5.a - Data prevista para a abertura da 4ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul: 08 de maio de 2014; 

Mais informações: 
Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul (SP) 
Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, 09541-520 
Tel.: (11) 4223-4780 
www.fpm.org.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
28 de Março de 2014

Fonte: Mapa das Artes

Instituto Cervantes em Brasilia seleciona projetos culturais


O Instituto Cervantes de Brasília abriu na última quinta-feira (14/11) o processo seletivo de projetos culturais a serem desenvolvidos em suas instalações (sala de exposições, auditório e pátio externo) em 2014.
Podem se inscrever até o dia 31 de janeiro pessoas jurídicas ou físicas de qualquer nacionalidade e região do País – gestores, artistas, programadores, curadores e outros agentes culturais.
Os eixos programáticos do Espaço Cultural Instituto Cervantes abrangem a realização de eventos nas áreas de Cinema, Audiovisuais, Literatura, Ciência, História, Sociologia, Antropologia, Tecnologia, Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Fotografia, Gastronomia, Artes Cênicas (Teatro e Dança) e Música, priorizando a diversidade temática, o diálogo intercultural, e a multiplicidade de linguagens.
Os projetos deverão contemplar ao menos uma das linhas a seguir: Espanha Atual: O compromisso de mostrar ao público, a imagem contemporânea de uma Espanha plural, repleta de idéias, inovação e de criadores excelentes em todos os âmbitos da cultura e da ciência; Diálogo Intercultural: Uma programação que promova a reflexão e o intercâmbio entre as culturas, especialmente orientada ao diálogo entre a hispano-américa e o Brasil; Consciência Global: Atividades que buscam focar nos problemas globais de nosso tempo, com a finalidade de analisar e propiciar o diálogo intercultural; Novos Públicos: Atividades destinadas ao público infanto-juvenil, buscando contribuir a uma educação lúdica e multicultural e Memória: Um ponto de vista multidisciplinar para manter vivos o conhecimento e a consciência da história da cultura espanhola.
Clique aqui para ver o edital na íntegra.
*Com informações do site do Instituto Cervantes de Brasília

Fonte: Cultura e Mercado

Secult Goiás abre edital para projetos culturais


O Estado de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura publicou nesta segunda-feira (18/11) o edital para o processo seletivo de projetos culturais que pleiteiam recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
O Fundo Cultural concederá apoio financeiro às propostas provenientes das regiões de planejamento do Estado de Goiás e dos segmentos artístico-culturais, que se encaixem em uma ou mais das seguintes linhas de ação: I – Fomento à Cultura nos Municípios Goianos; II – Fomento à Cultura na Região Metropolitana de Goiânia; III – Fomento às Ações de Formação e Capacitação; IV – Fomento às Artes Visuais; V – Fomento ao Audiovisual; VI – Fomento ao Circo; VII – Fomento à Dança; VIII – Fomento à Literatura; IX – Fomento à Música; X – Fomento ao Patrimônio Cultural; XI – Fomento ao Teatro.
O valor total a ser empregado neste Edital será de R$ 13.500.000,00 (treze milhões e quinhentos mil reais).
As inscrições poderão ser realizadas por pessoas físicas e jurídicas até o dia 3 de janeiro.
Para ver o edital na íntegra, acesse o site da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.

Fonte: Cultura e Mercado

I LEILÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PORTO ALEGRE

AAMACRS DIVULGA:

I LEILÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PORTO ALEGRE

ORGANIZAÇÃO: vendoARTE

Ampliando ações e relações, a vendoARTE firmou uma parceria com a Agência de Leilões Espaço Cultural Porto Alegre e com a Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – AAMACRS, em prol do MACRS, para a realização de um Leilão de Arte Contemporânea de final de ano com mais de 100 artistas participantes. Este evento ocorrerá no dia 10 de dezembro, na Agência de Leilões, na Rua Câncio Gomes, 661.

Como participar do leilão:

Para participar você deve enviar fotos do trabalho para seleção até o dia 25 de novembro, através do e-mail cadastro@vendoarte.net. Juntamente com as fotos das obras, deverão vir todas as especificações do trabalho, como: nome, técnica, formato, ano e preço mínimo de lance.

Após confirmarmos o recebimento do email e ser definida a sua participação, a obra deve ser entregue à Agência de Leilões - Rua Câncio Gomes, 661 – entre os dias 15 e 20 de Novembro para que a mesma possa ser catalogada e disponibilizada no site do leilão. A obra permanecerá no espaço sob a responsabilidade da Agência de Leilões, para o período de visitação que antecede o leilão.

Definição de valores das obras e negociações:

Você artista deve estipular um valor do lance mínimo para sua obra do qual partirá o leilão.

Do valor final (valor pelo qual a obra for arrematada), 25% servirão para cobrir os custos do evento. Toda obra pode ter seu valor pago em até 3 parcelas iguais, sendo os 25% retirados da primeira parcela (veja exemplo no final).

A comissão do leiloeiro será de 10%, acrescentada ao valor final da obra. Este valor será pago pelo comprador. A Agência de Leilões doará este valor integralmente à Associação dos Amigos do MACRS.

Se você também quiser contribuir com a Associação dos Amigos do MACRS, poderá doar sua obra para ser leiloada, sendo então o valor integralmente revertido em beneficio da Associação dos Amigos do MACRS.

Exemplo:

Obra arrematada pelo valor final de R$ 100,00

R$ 75,00 : Valor recebido pelo artista (75%)

R$ 25,00 : Valor recebido pela casa de leilão pelos custos do evento (25%)

R$ 10,00 : Valor revertido à Associação dos Amigos do MACRS (10%)

R$ 110,00: Valor final pago pelo comprador (R$ 75,00 + R$ 25,00 + R$ 10,00)


Cronograma

Até 25 de novembro – data limite para manifestação do seu interesse em participar através do envio da foto da sua obra.

De 26 a 29 de novembro – entrega das obras no local – Rua Câncio Gomes, 661, com documento de autorização de uso da imagem (no anexo).

10 de dezembro – Realização do leilão.


Informações e demais esclarecimentos:

v e n d o A R T E
www.vendoarte.net
contato@vendoarte.net
+51 9990.0512
+51 9985.8278

Fonte: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

Debate - Vitamina 2E1


O debate entre ANA ELISA EGREJA e ANTONIO MALTA ocorrerá no programa Vitamina 2E1 - A pintura hoje na próxima terça (26/11).


Garanta sua vaga e inscreva-se já!
Apenas 3 vagas presenciais e 4 vagas no formato EaD para cada encontro.

R$ 120,00/encontro. 
Para mais informações, entre em contato conosco através do email atendimento@doiseum.com.

Próximos encontros: 
|06.12.13| Debate 7: Álvaro Seixas e Paulo Pasta (6a!)
|21.01.14| Debate 8: Dudi Maia Rosa e Mariana Serri
|11.02.14| Debate 9: Lucas Arruda e Rodrigo Bivar
|18.02.14| Debate 10: Marina Rheinghtz e Rodolpho Parigi

http://doiseum.com/portfolio/vitamina-2e1-a-pintura-hoje/

Fonte: Vitamina2E1

"Penetrável Genet / Experiência Araçá" - São Paulo



O projeto "Penetrável Genet / Experiência Araçá", em cartaz no Ossário Geral do Cemitério do Araçá até 15/12/13, promove um passeio pelas alamedas e quadras, entre tu´mulos e a´rvores. Os participantes recebem um mapa com indicações sobre o rumo a tomar até o Ossa´rio Geral, onde fica um labirinto erguido em monolitos de ma´rmore branco intransponi´veis, sobre os quais são projetadas imagens. Dentro dele há um cubo e dentro do cubo não há nada. O projeto, de autoria de Celso Sim e Anna Ferrari e que faz parte da "X Bienal de Arquitetura de São Paulo", aborda as ossadas recuperadas na Vala Clandestina de Perus (de presos políticos, indigentes e outras vítimas do regime militar brasileiro). 

"Penetrável Genet / Experiência Araçá" tinha abertura programada para 03/11/13, a qual foi adiada para 05/11/13 devido à invasão do Ossário e ato de vandalismo que resultou na destruição de dois dos cinco monolitos do projeto. O projeto ocorre de terça a domingo, com sessões a cada hora das 12h às 16h. Limite de 15 pessoas por sessão.

Fonte: Mapa das Artes